Consiste em uma análise do modelo de gestão das operações da empresa, a fim de que funcione de maneira eficiente, otimizando processos, analisando o desempenho e aumentando a performance organizacional.
Para que isso ocorra estaremos atentos ao ambiente de trabalho, e a como a equipe está desempenhando os processos relativos as suas atividades.
A melhoria contínua de quaisquer processos é possível quando aplicamos as ferramentas certas, como os indicadores de performance que representam uma maneira eficaz de verificar qual a melhor prática para cada organização.
Mas para que isso ocorra faz-se necessário que a empresa tenha seus dados mensurados corretamente, a fim de dar ao gestor subsídios confiáveis para tomada de decisões. É a qualidade das informações que proporciona ao gestor visão e capacidade estratégica, garantindo que as decisões tomadas não incorram em retrabalhos e para isso são necessários procedimentos, ferramentas e técnicas para que seu desempenho seja potencializado.
Como grande vantagem obteremos redução dos desperdícios, melhor aproveitamento da produtividade, redução de desvios e análise eficaz dos custos, despesas envolvidos no processo produtivo através de:
- Avaliação da adequação dos sistemas gerenciais
- Análise da confiabilidade dos controles e informações existentes
- Análise de necessidade de revisão dos processos
- Indicadores de Performance
- Gestão do desperdício
- Retrabalhos
- Desvios
- Acompanhamento, caso necessário, da implantação ou alteração de sistemas e instrumentos escolhidos
- Redesenho de relatórios gerenciais.
- Análise de custos e despesas.