O líder é aquele profissional que geralmente está à frente de equipes, entende e demonstra que todos fazem parte de uma mesma estrutura utilizando diversos tipos de competências para a gestão de pessoas. Quando bem definidas e desenvolvidas, se tornam referência para nossa carreira e motivam o desenvolvimento dos liderados.

Além de inspirar e motivar, é uma referência de atitude, definindo um bom ambiente de trabalho, disposto a valorizar as habilidades individuais, respeitar as dificuldades e trabalhar em conjunto para superá-las.

Pensando nisso, separei 8 competências importantes para que o líder motive sua equipe em buscar melhores resultados, ter alta performance e prazer nas tarefas desenvolvidas.
8 Principais Competências de um Líder:

1 – Inteligência Emocional – Assim como os liderados, o líder também é um ser humano, com pressões, sentimentos e emoções, apenas em uma posição de comandar e engajar a equipe. São cinco áreas da I.E.: Capacidade de detectar um sentimento, de lidar com o sentimento, automotivação, reconhecimento da emoção dos outros e habilidades nos relacionamentos interpessoais.

2 – Comunicação Efetiva – Essa pode ser eleita como uma das características mais importantes de um líder. Por natureza a comunicação depende de dois lados. O primeiro, da fala: ao delegar tarefas, compartilhar seu conhecimento e dados importantes dos projetos, além de dar feedbacks pontuais a fim de reduzir erros. O segundo, da escuta: saber ouvir o seu liderado e o que está por trás das palavras, buscando identificar possíveis soluções e inovações.

3 – Relacionamento Interpessoal – Ele consegue construir boas relações com sua equipe e seus superiores, proporcionando um clima positivo dentro da equipe.

4 – Coesão e Confiança – É muito comum o liderado buscar congruência entre o que o líder diz e o que ele faz. Quando ela não acontece, a equipe pode se sentir desmotivada e deixe de aceitar tão facilmente o que for delegado, criando um clima ruim dentro da empresa.

5 – Visão de Futuro – Em qualquer área, visão de futuro é ter clareza do objetivo final. Assim entender os reais motivos pelo que tenho que fazer hoje para dar mais um passo rumo ao objetivo. Quando o líder consegue despertar essa visão em sua equipe, se torna fácil engajar os colaboradores para que nos momentos de trabalho eles utilizem seu máximo desempenho.

6 – Organização – o dia a dia de uma empresa inclui diversas demandas e responsabilidades, e para não se perder no meio delas é fundamental a elaboração de um cronograma.

7 – Respeito – Cada profissional dentro de uma equipe possui diversas habilidades e limitações, cada um possui um sistema de valores e crenças. Um bom líder é aquele que consegue respeitar as diferenças entre cada um, valorizando seu lado humano, utilizando o máximo das habilidades individuais.

8 – Humildade – É saber se colocar no lugar do outro e não projetar todas as suas habilidades sobre ele. É enxergar o liderado de acordo com suas habilidades e limitações, sem se colocar em um nível superior.

(Autor: Felipe Andriolo)

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