Guy Laliberté, ex-acordeonista, ex-equilibristra em perna-de-pau e ex-engolidor de fogo, é hoje o CEO de uma das principais exportadoras do Canadá, o Cirque du Soleil.

Criada em 1984, por um grupo de artistas de rua, as produções do Cirque já foram vistas por quase 40 milhões de pessoas em 90 cidades em todo o mundo.

Em menos de 20 anos, o Cirque du Soleil alcançou nível de receita que o campeão mundial da indústria circense havia atingido após 100 anos de atividades.

O que torna a proeza ainda mais notável é que esse crescimento fenomenal não ocorreu num setor atraente. Ao contrário, sucedeu num setor decadente, cujo baixo potencial de crescimento era ponto de destaque nas análises estratégicas tradicionais.

Cinco passos para a Reinvenção:

Uma análise detalhada da trajetória do Cirque du Soleil nos mostra alguns passos estratégicos que o Cirque adotou  para alcançar a reinvenção:

1- Cortou custos

–       Animais

–       Três picadeiros

–       Palhaços e domadores famosos

2- Tirou o que era decadente (no circo)

–       Bancos duros

–       Serragem no chão

3- Ficou com o que tinha de melhor (do circo)

–       Palhaços (mais humorados do que pastelão e bem mais refinados)

–       Lona do circo (nostalgia) a despeito de muitos espetáculos serem em auditórios alugados

–       Diversão e vibração

4- Introduziu “Inovação de Valor” (teatro)

–       A sofisticação intelectual e a riqueza artística do teatro

–       O espetáculo com enredo e história

–        Musicalidade e dança

5- Aumentou o valor do ticket

–       Com a introdução do teatro o Cirque du Soleil conquistou um outro público: adultos freqüentadores de teatro, que estavam dispostos a pagar por um ticket maior.

A arte de reinventar-se

Depois de assistir alguns espetáculos do Cirque du Soleil nos USA e ler alguns livros que narram sua espetacular trajetória, pude identificar pelo menos seis diretrizes adotadas que ajudaram o Cirque du Soleil a promover a reinvenção:

1- Criatividade é o combustível da reinvenção

Walt Disney, um homem de criatividade indiscutível, disse certa vez em uma palestra que a criatividade é a mesma coisa que um exercício físico: quanto mais você malha um músculo, mais ele se desenvolve.

2- Inove: sem inovação não haverá reinvenção

Para William Ford Jr. “inovação” é bússola e estratégia essencial para o futuro da Ford.

Para Steve Ballmer inovação é o único meio para satisfazer os clientes cativos da Microsoft e manter os concorrentes sob controle.

3- Estar sempre aberto às “novas idéias”

A GE está investindo em cerca de cem projetos de “ruptura da imaginação”, a fim de conduzir o crescimento por meio da inovação e reinvenção constantes.

4- As dificuldades operacionais e tecnológicas devem ser encaradas como desafios e não impossibilidades.

cirque-4

O espetáculo “O”, cuja execução foi de grande dificuldade operacional e tecnológica, por ser realizado sobre as águas e não em solo firme, se tornou um dos espetáculos do Cirque du Soleil mais concorridos em Las Vegas.

Se o Cirque du Soleil é considerado a reinvenção do espetáculo, “O” pode ser considerado a reinvenção da reinvenção.

Observe o que diz a Presidente da Divisão de Conteúdo Criativo do Cirque du Soleil:

“Ah, temos prazos e orçamento sim, e como! Sem eles, creio que não teríamos nem metade da nossa criatividade. São eles que nos obrigam a criar soluções que do contrário jamais nos ocorreriam. É incrível a capacidade de motivação que os limites de tempo, dinheiro e recursos podem ter. Algumas das nossas idéias mais inspiradas surgiram das mais espartanas situações.”

5- Trabalho em Equipe

Atletas, principalmente ex-ginastas, estão habituados às competições – e a ginástica olímpica é um esporte basicamente individual. Trabalham sozinhos e querem sempre ganhar e chegar em primeiro lugar.

O grande desafio do Cirque é fazer atletas trabalharem em equipe e entenderem que só há vitória se todos chegarem juntos.

“Precisamos transformar o indivíduo num membro da equipe com quem todos os outros podem contar e, literalmente, colocar a própria vida em suas mãos” – Treinador do Cirque du Soleil .

“Você vai ver os cartazes dos nossos espetáculos espalhados pelo prédio inteiro. É importante lembrar às pessoas que, qualquer que seja a sua função no Cirque du Soleil – sejam acrobatas ou contadores – é por esses shows que elas fazem o que fazem. Isso ajuda a manter a motivação da equipe.” – Presidente Divisão de Conteúdo Criativo – Cirque du Soleil.

6- Ofereça mais do que seu cliente está esperando

Samuel “Roxy” Rothapfel revolucionou o conceito de salas de cinema nos USA entre 1914 e 1920. Antes dele sala de cine era sinônimo de um ambiente comum, com paredes frias, bancos duros e uma tela branca na frente. Se hoje temos o conforto e o entretenimento que as salas dos cinemas atuais oferecem, devemos isto a Roxy.

Ele certa vez observou:

“Dar às pessoas o que elas querem é um erro crasso e desastroso. Elas não sabem o que querem…[Dê-lhes] algo melhor”.

Por tudo o que vimos neste estudo de caso não é difícil de constatar porque o Cirque du Soleil foi considerado a “reinvenção do espetáculo”.

Eles estão sempre surpreendendo seus clientes oferecendo mais do que eles estão esperando.

Esta tem sido a sensação da maioria dos que já presenciaram um espetáculo do Cirque du Soleil.

cirque-6 cirque-5 cirque-3

 

 

 

 

 

 

(Autor desconhecido)

Leave a comment

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
Abrir chat
Preciso de ajuda?
Olá,
Podemos te ajudar?