Estamos vivendo em um período de instabilidade econômica e esse cenário faz com que muitas empresas revejam os seus métodos de trabalho. Atualmente, uma das grandes necessidades dos executivos e gestores é encontrar meios de otimizar os seus processos e, consequentemente, aumentar a produtividade da equipe.
Por isso, pensando em formas de contribuir com o aumento da produtividade, selecionei cinco dicas, que vão ajudar as empresas a organizarem seus processos e poderão tornar o ambiente de trabalho muito melhor. Confira:
Se tudo é prioridade, nada é prioridade
Qual a prioridade número um da empresa nos próximos três meses? Será que toda a equipe sabe disso? Se você não souber a resposta para essas perguntas, é bem provável que a sua empresa esteja sofrendo com o excesso de prioridades, fazendo de tudo um pouco e deixando de lado o que de fato precisa ser feito. Se você quiser transformar realmente a empresa, divida o ano em quatro períodos de três meses e, para cada um deles, defina as prioridades que devem mesmo ser executadas. Crie um quadro com indicadores, um plano de comunicação e um programa de recompensa. Prioridades transformam a empresa.
Você precisa de softwares certos
Com a tecnologia na nuvem, você pode ter softwares de rápida implementação a um custo acessível. O ideal é investir em tecnologias que auxiliem na gestão empresarial para controlar as atividades, gerir as tarefas diárias da equipe, fazer a gestão dos clientes e administrar os e-mails. Experimente as soluções disponíveis no mercado, pesquise os concorrentes e veja o que eles podem fazer para tornar a sua empresa mais eficiente.
Não perca tempo com pessoas erradas
O mercado é voraz, por isso temos que ser rápidos para contratar pessoas talentosas e ainda mais ágeis para demitir aquelas que não ajudam a empresa a obter o máximo de sua produtividade. Em minhas empresas, implantei a regra das três mancadas. Funciona assim: na primeira, chamo para um feedback, treino, ensino e apoio para que o erro não se repita; na segunda, repito todo o procedimento; na terceira, pedirei a ajuda de alguém, afinal posso estar errando também. Porém, se passar da terceira vez, não haverá desculpa. Às vezes o profissional é talentoso, mas não se adapta ao seu jeito de liderar, simples assim, por isso a demissão poderá fazer bem a todos.
Nem todo o cliente é igual
Uma das coisas que mais prejudicam a empresa é achar que o cliente sempre tem razão. Não é bem assim. Ouvir o cliente é importante, mas conseguir perceber o que ele nem sequer sabe que precisa é uma grande virtude também. Isto gera inovação, novos mercados e mais renda. Outra vantagem é ajudar sua equipe a distinguir entre cliente importante, que de fato contribui para a empresa, e aquele que só faz você perder tempo. Saber dispensar clientes é uma das virtudes das empresas lucrativas, que se concentram basicamente naqueles que são essenciais.
Contra dados não há argumentos
Eu gosto de números, mas há quem não os suporte. Se você é um empreendedor, precisa definir indicadores que possam dizer como andam suas atividades. É necessário ter um painel mostrando se seu empreendimento está indo para o lado certo ou se é preciso fazer um desvio. Isso também vale para a sua equipe, para seus clientes etc. Pense em indicadores, números, dados. Contra eles não há argumentos e essa é a forma mais direta de o empreendedor ter um feedback sobre seu resultado.
Experimente aplicar esses conceitos no dia a dia da sua empresa, certamente os resultados vão aparecer. Com uma estratégia e ações bem definidas, é muito mais fácil ter um ambiente de trabalho produtivo.
Autor: Cristian Barbosa