O comprometimento organizacional é, sem dúvida, o segredo do sucesso de qualquer organização. Isso porque o maior ativo de uma empresa são as pessoas. São os colaboradores que estão por trás das conquistas, lucros e resultados.
Profissionais comprometidos e engajados com a organização se empenham mais, se dedicam mais e, consequentemente, produzem com maior qualidade.
O comprometimento organizacional nada mais é do que um vínculo forte existente entre uma determinada empresa e um colaborador, estabelecido por meio de metas e objetivos de ambas as partes.
Tipos de comprometimento organizacional:
Existem cinco tipos de comprometimento organizacional dentro do meio corporativo. Conheça cada um deles e suas principais características:
1- Comprometimento afetivo
São colaboradores que mantém um vínculo sentimental e emocional com a empresa em que atuam. Estes profissionais sentem-se valorizados e têm orgulho em estar na organização, se colocando sempre à disposição para contribuir em prol da empresa.
Neste tipo de comprometimento, os objetivos do funcionário estão aliados com os da empresa.
2- Comprometimento instrumental
São colaboradores que dão importância ao salário e aos benefícios recebidos, ou que entendem que os custos de um desligamento seriam maiores do que se permanecer nela. Para eles, a questão financeira é um motivador que os mantêm ativos dentro do ambiente corporativo.
Este tipo de comprometimento organizacional está relacionado a colaboradores com pouca qualificação profissional, e que precisam permanecer na empresa não porque querem, mas por necessidade.
3- Comprometimento normativo
São colaboradores que permanecem em determinada empresa porque se sentem obrigados a estar dentro dela, seja por causa de um “débito” com a organização ou para retribuir um favor por algum benefício recebido.
4- Comprometimento sociológico
Trata-se de uma relação de chefia e subordinação em que os colaboradores, normalmente com pouca qualificação e conhecimentos sobre de seus direitos trabalhistas, aceitam a dominação imposta pela empresa como algo normal ou natural.
Normalmente, se mantêm na empresa muito mais pela garantia de um salário fixo do que por gostar de estar ali.
5- Comprometimento afiliativo
Este tipo de comprometimento é estabelecido pela sensação de identificação e pertencimento do colaborador com a empresa.
O profissional vê a relação de seus objetivos profissionais alinhados com os da organização, sem interferência de suas ambições ou projeções pessoais. Sua ligação é extremamente relacionada a fatores profissionais e ao seu crescimento na mesma.
Este artigo contribuiu para você? Então lembre-se de curtir e compartilhar o conhecimento!
(Autor: José Roberto Marques )